Matéria Botânica Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

A matéria Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da FURG é atualmente representada pela professora Sônia Marisa Hefler. A Botânica conta, no momento, com cinco professores: Prof.ª Emanuela Garbin Martinazzo, Prof.ª Ioni Gonçalves Colares, Prof. Ubiratã Soares Jacobi, Prof.ª Sônia Marisa Hefler e Prof.ª Paula Santos da Silva. As professoras Emanuela e Ioni desenvolvem suas pesquisas na linha de Fisiologia Vegetal, abordando temas como ecofisiologia vegetal, alelopatia, metabolismo fotossintético e fisiologia de sementes. O professor Ubiratã desenvolve atividades na área de Ecologia Vegetal, trabalhando com alelopatia, fitossociologia, florística, agroecologia, manejo e restauração ambiental. A professora Sônia tem experiência em Taxonomia de Fanerógamas, atuando nos temas de florística, macrófitas aquáticas, vegetação herbácea e etnobotânica. A professora Paula atua na área de Micologia, desenvolvendo trabalhos com taxonomia de macrofungos. A Botânica ainda conta com três técnicos administrativos de ensino, que auxiliam no preparo das aulas e demais atividades de pesquisa, e três laboratórios de pesquisa, o Laboratório de Fisiologia Vegetal, o Laboratório de Florística e o Laboratório de Criptógamas, além do herbário, que contém uma coleção de plantas com cerca de 7.000 exemplares para fins didáticos e de pesquisa. A Botânica também está vinculada à especialização em Diversidade Vegetal e ao PPGBAC.

 

 

 


Grupo de Pesquisa EAOx
Coordenador: Prof. José M. Monserrat
Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O grupo de pesquisa EAOx atua na área de compostos antioxidantes e agentes quimioprotetores, avaliando seus efeitos em organismos aquáticos e no verme Caenorhabditis elegans. As principais linhas de pesquisa incluem o uso de frutos amazônicos (açaí, Euterpe olaracea e o buriti Mauritia flexuosa) como suplementos na ração de organismos aquáticos, possibilitando uma maior resiliência deste frente a diferentes agentes estressores, incluindo compostos tóxicos. O grupo tem também forte ação na área de nanotoxicologia, visando elucidar mecanismos de toxicidade de nanomateriais tanto orgânicos quanto inorgânicos. A forte colaboração com outros grupos de pesquisa da FURG (EQA e C3) tem possibilitado também o uso de extratos com propriedades antioxidantes na síntese de nanopartículas de prata e a avaliação in silico de nanomateriais com diferentes proteínas, como estratégia de “screening” toxicológico.

 

 

 


Laboratório de Biologia de Parasitos de Organismos Aquáticos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas Tecnologia em Toxicologia Ambiental Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Laboratório de Biologia de Parasitos de Organismos Aquáticos (LABIPOA) foi criado em 1982 e é reconhecido pela FURG desde 1989. O LABIPOA tem como objetivo promover e difundir, sob todos os aspectos, o conhecimento sobre os parasitos, direta ou indiretamente associados aos organismos aquáticos, com ênfase em peixes, especialmente da região Sul do Estado do Rio Grande do Sul. No contexto da FURG, que está comprometida com o ensino pesquisa e extensão e voltada para o ecossistema costeiro, o LABIPOA estende a formação e a pesquisa na área de parasitologia de organismos aquáticos aos alunos de graduação e pós-graduação, desta e de outras instituições. Como conseqüência o LABIPOA participa na produção de artigos científicos e de divulgação, monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. O LABIPOA desenvolve atividades em colaboração com laboratórios e outros setores da própria FURG e de outras instituições como a UFBA, UFPB, UFPel, UFPR e UFSC. No LABIPOA alunos de graduação e de pós-graduação realizam trabalho de campo e laboratoriais, dos quais podem descrever novas espécies, e ultimamente, têm sido propostos estudos sobre as relações ecológicas, filogenéticas e co-evolutivas de grupos parasitos de diversos hospedeiros.

 

Prof. Rogério T. Vianna

Integrantes e amigos do LABIPOA

Nova espécie de
Gyrodactylus sp.
descoberta em 2017

 

 

 


Laboratório de Entomologia, Sistemática e Biogeografia Curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Laboratório de Entomologia, Sistemática e Biogeografia – LESB/FURG foi criado em 2014 pelo Prof. Augusto Ferrari com o objetivo desenvolver estudos com insetos, especialmente da ordem Hemíptera, que inclui os fede-fede, marias-fedidas, e percevejos em geral, e estudo da biogeografia da região neotropical. O laboratório conta com uma coleção entomológica, composta por mais de 5000 espécimes montados em alfinete, além de uma coleção didática que atende as disciplinas da graduação. Entre as principais linhas de investigação do laboratório estão: 1) descrição da diversidade biológica através de trabalhos de sistemática e morfologia, com emprego de abordagens integrativas; 2) reconstruções filogenéticas com base em dados morfológicos e moleculares; 3) estudo dos padrões de distribuição espacial dos organismos e padrões históricos de relacionamento das áreas com base em artrópodes, abordando a evolução das áreas de ocorrência táxons ao longo do tempo. No contexto da FURG, o LESB está comprometido com o ensino e pesquisa, contando com projetos relativos aos ecossistemas costeiros, dando suporte a alunos de graduação, no desenvolvimento de trabalhos de Iniciação Cientifica e Trabalho de Conclusão de Curso, além de dar suporte para alunos de pós-graduação desta instituição e de alunos provenientes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRGS, no qual o professor Augusto é credenciado.

 

 

 

 


 

Laboratório de Fluxometria. Laboratório destinado a diversos métodos de estudos da fisiologia animal. Deste laboratório atuam como responsáveis a Professora Dra Carla Gonçalves e o TAE Dr. Márcio Oliveira, desenvolvendo pesquisas de diversos orientadores como a Dr.ª Carolina Gioda, Dr. Elton Colares, Dr. Luiz Eduardo Maia Nery, Dr. Antonio Sergio Varela, Dra Micheli Castro, entre outros pesquisadores do ICB e de outras unidades. Está disponível neste laboratório um Fluxômetro Doppler Pulsátil que analisa o fluxo de sangue/hemolinfa em vasos de pequenos invertebrados; Pletismógrafo de cauda que verifica a Frequência Cardíaca e Pressão Sanguínea Arterial de Ratos; Sistema de Langherdorff que serve para o estudo do funcionamento do coração de pequenos vertebrados ex situ (função extracorpórea), tanques de treinamento de natação para pequenos vertebrados (ratos e camundongos) e túnel de natação para treinamento de peixes (zebra fish).

 

 

 


Laboratório de Nanotecnologia
Responsável: Profa. Dra. Cristiana Lima Dora
Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Laboratório de Nanotecnologia (LABNANO) com característica multiusuário, está inserido nas dependências do Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-SUL/FURG). Este laboratório tem o objetivo de consolidar e desenvolver a área de nanotecnologia no extremo sul do Brasil, sendo um laboratório para preparo de nanomaterais que conta com a estrutura para CEME-SUL para executar a caracterização dos mesmos. A docente responsável atualmente pelo LabNano é a Profa. Dra. Cristiana Lima Dora. Ela possui graduação em Farmácia pela Universidade Luterana do Brasil (2000), especialização em Biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal de Rio Grande na matéria Farmacologia. Atua principalmente no desenvolvimento de micro e nanocarreadores de fármacos e na avaliação da atividade terapêutica das formas farmacêuticas desenvolvidas em cultura de células e em modelos animais.

 

 

 

 


Laboratório de Neurociências Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Laboratório de Neurociências (LabNeuro) tem como pesquisadores as professoras Dr.ª Mariana Appel Hort, Dr.ª Ana Paula Horn e Dr. Bruno Dutra Arbo, os quais são docentes do Instituto de Ciências Biológicas. Além disso, a equipe conta com alunos de doutorado e mestrado dos Programas de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas e Pós-graduação em Ciências da Saúde e com alunos de iniciação científica, oriundos de diferentes cursos de graduação da FURG.

 

Neste grupo são desenvolvidas atividades nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Investigação de estratégias neuroprotetoras para a hemorragia intracerebral
  • Investigação de compostos com atividade antitumoral em glioblastoma multiforme
  • Neurotoxicologia de nanomateriais
  • Investigação de novas moléculas neuroprotetoras para prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas
  • Avaliação farmacológica e toxicológica pré-clínica de nanocarreadores lipídicos de interesse farmacêutico

 

Além das linhas de pesquisa acima apresentadas, o LabNeuro possui um projeto de extensão intitulado NEUROEDUCA, cujo objetivo principal é a divulgação científica, propiciando à população em geral uma maior aproximação dos conhecimentos da neurociência com as atividades do cotidiano.